segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cartões de crédito: a porta aberta

Passei a semana procurando por um DA aqui na região da Grande Vitória /ES, mas não achei. Continuo na luta companheiros, em busca de um DA.
O assunto em pauta hoje são os queridinhos cartões de crédito. 


A relação com eles no início é sempre boa, mas depois, meu bem, o negócio tende a virar uma bola de neve. Porque oferece inúmeros recursos para seus clientes se "enrolarem", como o parcelamento da fatura, e o pagamento mínimo e por aí vai, que garantem ao comprador compulsivo crédito para comprar mais durante o mês corrente, entretanto quando a fatura chega em casa, as coisas são tão cor-de-rosa.

Um conselho (que eu estou tentando seguir): bloqueie seus cartões, e mantenham suas contas no débito automático, porque dessa forma as dívidas desse mês, ficam nesse mês.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mas que palavrão


Hoje eu estava pensando sobre a influência que o “comprar” tem na mente humana, e resolvi pesquisar, lógico que o Google ta aê pra isso. Quase cai pra trás da cadeira quando eu descobri este PALAVRÃO: ONEOMANIA.

Este é o nome do mal que assombra meu cartão de crédito e conta corrente. Sim, porque se não fossem esses maravilhosos recursos eu não gastaria tanto, em tanta bobeira. Bem, talvez.

Mas o fato é que a sensação de comprar, gastar e possuir objetos é comparada ao efeito que as drogas têm nos seus usuários, é como se tudo fosse mais gostoso comprando, comprando, comprando. O mundo é mais bonito, a TPM vai embora, ou pelo é suavizada, tristeza, raiva, tudo fica em segundo plano quando os oneomaníacos estão comprando. Falo por experiência própria. Detalhe que ninguém sabia: este mal afeta principalmente as mulheres.

E tal como o Alcoólicos Anônimos (AA), existe o Devedores Anônimos (DA), que segue a linha de recuperação do AA, no qual o paciente primeiro tem de reconhecer seu transtorno. Pois é,oneomaníacos de plantão, nós temos uma chance de ficar no azul, da cor do céu, no final do mês.

 Créditos da imagem à http://avidaqueninguemve.files.wordpress.com/2008/12/compras.jpg


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Eu decidi que...

Esse ano vai ser diferente. Apesar de já estarmos no mês de Abril/2010, ainda há esperança para uma pobre compradora compulsiva igual a mim.

Quebrei pelos menos 4 cartões de crédito, incluindo entre esses os malditos cartões de loja, e to tentando equilibrar minhas despesas. Para isso resolvi criar este blog, pois me munindo de informações e transmitindo-as posso aprender a difícil arte de economizar. =s

Eu li que para uma pessoa conseguir atingir determinada meta, é necessário começar aos poucos, fazendo um diário com as pequenas conquistas. E é essa a proposta aqui. Um diário com os conhecimentos adquiridos e com as pequenas conquistas alcançadas!