segunda-feira, 5 de julho de 2010

Poupando energia eletrica com bom humor

Amei esse video.
Uma animaçao com varios bichinhos incentivando, de forma muiiito fofa, a economizar energia eletrica e dinheiro, alem de preservar a natureza.

terça-feira, 22 de junho de 2010

O SPC tá rejuvenescendo

 

Pois é, grana curta de estagiário não ajuda muito a conter os gastos durante o mês!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Não quer entrar para tomar uma xícara de café?

As vezes nem prestamos a atenção nesse serviço que é oferecido na empresa em que trabalhamos: o cafézinho. Para muitos o café é combustível que ajuda a chegar até o final do expediente, outros, como eu, nem notam; mas a verdade é que há toda uma logística por trás desse serviço e graças a Deus, lá no meu trabalho o chefe não viu esse vídeo, para não começar a cobrar pelo cafézinho.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Vamos pegar uma ponga? Bigoo!

Obs: ponga é sinônimo de carona.

Dando uma carona para o seu bolso

Encontrei na internet uma ferramenta muito legal, o Bigoo, que é um site de relacionamentos criado por um grupo de amigos, no qual o intuito é oferecer/pegar caronas, além de estabelecer novas amizades. Assim nós matamos dois coelhos numa cajadada só: fugimos do busão lotado, Deus me livre do 504 em horário de pico, e também podemos fazer amigos. Para aqueles mais afortunados que possuem carro, pode-se obter uma ajuda com a gasolina. Viu?! Ganhamos todos e ainda preservamos o meio ambiente.




Corra dos riscos

Pois é, eu sei que desde sempre a poupança é o jeito mais tranquilo de poupar dinheiro. Apesar dos juros não serem lá grandes coisas, pelo menos seu capital não vair estar passeando pelas lojas dos Shoppings da vida.

Acredite: desperdiçar não é sexy

Não há nada pior do que além de manter sua conta no vermelho mês após mês, ainda não ter consciência ambiental. Isso não é legal, isso não é sexy.

Deixe de Loucura!

Desperdiçar água não tem graça. Mas o video a seguir sim! Confira.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dê vida às suas moedinhas

De grão em grão, a galinha enche o papo. De moeda em moeda, nós também podemos comprar "aquele" sapato. É só ter paciência. Confira!

Customize e economize: é Festa de São João

Gente!! Estamos na época de Festa Junina, adoro quadrilha, quentão, pescaria, fogueira e por aí vai... Mas a festa de São João, como toda festa, pede roupa nova. E roupa gasta, e gastar não está nos nossos planos. O jeito é customizar para economizar. Viu? Até rimou.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Conselho é bom - parte II


Eu sei que sumi um "tiquinho", mas foi por uma boa causa: voltei cheia de novidades e dicas para você. E nós vamos começar ouvindo uma pessoa que entende sobre uma área muito importante das nossas finanças, que é a Economia Doméstica.

Pois é, economizar não se resume em se martirizar em frente à vitrine de sua loja preferida e sair de lá feliz por ter se controlado.

Economizar abrange a sua casa também, gastos com água e luz estão entre os vilões do bolso. E para o seu salário não virar "sonrisal" no final do mês, que é só bater na conta e tissss, é interessante ouvir quem entende do assunto. O professor Artur Coelho das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba dá dicas de economia doméstica na RIC TV. Confira!







quarta-feira, 5 de maio de 2010

Conselho é bom, e a gente gosta

As vezes eu queria ter o poder de escolher a época para minha vida, tipo ter vivido na Década de 50, os anos dourados, cheio de estampas de bolinhas e saias rodadando ao som de Elvis, ou com a cara pintada gritando "DIRETAS JÁ" nos anos 80. Mas Deus sabe o que faz e aqui estou eu, cursando jornalismo nos 2000, e correndo do meu cartão de crédito e das tentadoras vitrines de roupas.

Estava conversando com a minha "chefa" esses dias sobre este blog, e ela falou que antigamente as coisas eram mais fáceis de serem resolvidas, os carnêzinhos eram presença constante, mas não ultrapassavam o valor que estava escrito no papel, muito diferente do uso do cartão de crédito, que na maioria das vezes, nos assusta quando chega a fatura em casa, principalmente quando aumentam nosso limite e caimos como um patinho no círculo vício do crédito.

Então o conselho é o seguinte: SEGURE-SE, faça uso consciente do seu crédito.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Livros e mais livros!!

Nada melhor do ter seu próprio exemplar daquele seu autor favorito em casa, porque todas as vezes que quiser dar uma lidinha ele vai estar lá todo lindo na sua estante.

Graças à Nossa Senhora da Estante Cheia há vários sites com promoções MA-RA-VI-LHO-SAS.

Segue as dicas, mas, please, não extrapole o limite. Estamos em contenção de gastos!


No Submarino as compras de livros acima de R$49, o frete é GRÁTIS (Preste atenção nessa palavra, ela é divina).

Na Saraiva também tem frete GRÁTIS, além de ter descontos especiais para livros acadêmicos.

A Siciliano está oferecendo frete gratis para quem ama bichinhos de estimação, e gosta de ler sobre eles.

Na Americanas há desconto de 40% em livros de auto-ajuda e religiosos.


Eu na verdade, não gosto de comprar em Sebos, por isso a dica desses sites.

Dia das Mães, dia de comprar uêbaa

Domingo que vem, dia 08 de maio/2010, é o Dia das Mães, então essa semana é última que nós "temos" para aproveitar e comprar o presente da mamãe, afinal ela merece!

Pera aê! Será que nossa mãe só deve ser homenageada nesse dia? E por que é somente nesta data que ela merece presentes?

A resposta disso tudo está na movimentação do comércio, o mês de maio, seria um mês morto para as vendas, visto que não há nenhuma data comemorativa, então os lojistas adiantaram seu natal com a desculpa de homenagear nossas mamães.

No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso.  ( Duarte, Marcelo - O Guia dos Curiosos. Cia da Letras, S.P., 1995.)

Mãe merece homenagem todos os dias!

 

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Cartões de crédito: a porta aberta

Passei a semana procurando por um DA aqui na região da Grande Vitória /ES, mas não achei. Continuo na luta companheiros, em busca de um DA.
O assunto em pauta hoje são os queridinhos cartões de crédito. 


A relação com eles no início é sempre boa, mas depois, meu bem, o negócio tende a virar uma bola de neve. Porque oferece inúmeros recursos para seus clientes se "enrolarem", como o parcelamento da fatura, e o pagamento mínimo e por aí vai, que garantem ao comprador compulsivo crédito para comprar mais durante o mês corrente, entretanto quando a fatura chega em casa, as coisas são tão cor-de-rosa.

Um conselho (que eu estou tentando seguir): bloqueie seus cartões, e mantenham suas contas no débito automático, porque dessa forma as dívidas desse mês, ficam nesse mês.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Mas que palavrão


Hoje eu estava pensando sobre a influência que o “comprar” tem na mente humana, e resolvi pesquisar, lógico que o Google ta aê pra isso. Quase cai pra trás da cadeira quando eu descobri este PALAVRÃO: ONEOMANIA.

Este é o nome do mal que assombra meu cartão de crédito e conta corrente. Sim, porque se não fossem esses maravilhosos recursos eu não gastaria tanto, em tanta bobeira. Bem, talvez.

Mas o fato é que a sensação de comprar, gastar e possuir objetos é comparada ao efeito que as drogas têm nos seus usuários, é como se tudo fosse mais gostoso comprando, comprando, comprando. O mundo é mais bonito, a TPM vai embora, ou pelo é suavizada, tristeza, raiva, tudo fica em segundo plano quando os oneomaníacos estão comprando. Falo por experiência própria. Detalhe que ninguém sabia: este mal afeta principalmente as mulheres.

E tal como o Alcoólicos Anônimos (AA), existe o Devedores Anônimos (DA), que segue a linha de recuperação do AA, no qual o paciente primeiro tem de reconhecer seu transtorno. Pois é,oneomaníacos de plantão, nós temos uma chance de ficar no azul, da cor do céu, no final do mês.

 Créditos da imagem à http://avidaqueninguemve.files.wordpress.com/2008/12/compras.jpg


segunda-feira, 19 de abril de 2010

Eu decidi que...

Esse ano vai ser diferente. Apesar de já estarmos no mês de Abril/2010, ainda há esperança para uma pobre compradora compulsiva igual a mim.

Quebrei pelos menos 4 cartões de crédito, incluindo entre esses os malditos cartões de loja, e to tentando equilibrar minhas despesas. Para isso resolvi criar este blog, pois me munindo de informações e transmitindo-as posso aprender a difícil arte de economizar. =s

Eu li que para uma pessoa conseguir atingir determinada meta, é necessário começar aos poucos, fazendo um diário com as pequenas conquistas. E é essa a proposta aqui. Um diário com os conhecimentos adquiridos e com as pequenas conquistas alcançadas!